Só isto

 Aos "tus" a quem, ao longo destes anos, fui escrevendo neste blogue sobre os nossos encontros e desencontros. 

Nunca vos esperei nem previ. Não são parecidos, de forma alguma, nem foram repetições de lições que já devia saber.

Foram descobertas, momentos bonitos e menos bonitos que guardo comigo e aqui vou deixando - em parte - enquanto vos lembro com um sorriso de quem podia ou não ter sido diferente.


O primeiro tu, ainda me lembro do que corri à tua procura para te dizer, pessoalmente, o que acabei por dizer por mensagem, quando não te encontrei. Era o último dia de escola e sabia que tinha de tentar. Foste embora antes de ter dado por isso, cheguei tarde demais. Disse-te o que devia ter dito antes e passaste meses em silêncio. 

E, de repente, mandaste uma mensagem e eu sorri com aquele pedido de desculpas de um alguém inocente que não soube lidar com aquela notícia. "Como é que a minha melhor amiga afinal não era "só" isso?". Foste um bom primeiro "quase" e, mesmo sem o ser dessa forma, fomos felizes da maneira que dois adolescentes podem ser. 

Maybe love stays.
Maybe love can't.
Maybe love shouldn't.

A tua mãe, que nunca conheci, encontrou a minha há pouco tempo. Perguntou por mim e disse que na altura falavas muito em mim. Ri-me um bocadinho da ironia e fiquei contente por te poder lembrar assim.


O segundo tu, foste uma lição complicada de digerir. Queríamos demais, planeámos demais e foi tudo ao lado. Os nossos caminhos foram uma colisão que partiu em sentidos opostos, mesmo que tenhamos demorado a vê-los. Ainda assim, foste um "quase" que me ensinou uma lição importante "para sempre não existe". Costumava ficar chateada quando dizias isso e houve um dia em que percebi. Menos futuro, mais presente, um passo de cada vez. 

You can't give up because bad things happen to good people. That's how it is.
Life goes to shit sometimes and it doesn't matter what you've done.

As redes sociais contam-me que o teu caminho correu bem. Contam-me que seguiste os teus sonhos e encontraste com quem os partilhar. Não é que me admire, mas fiquei feliz por ti.


O terceiro tu, o mestre do desaparecimento. Foste um "quase" com quem senti que era "daquela vez". Foste tu que me procuraste, fui eu que me deixei ir na curiosidade do "de onde é que este caiu". 

Podia passar horas a trocar mensagens contigo, à conversa num café qualquer ou em voltas por Lisboa pelos muitos sítios a que nunca tinhas ido. Sentia sempre o mesmo. Enquanto estavas comigo, eu era o teu mundo e o resto nem estava ali. 

You make me very happy. But also, very sad.
And that is a very terrifying power to have.

Tinhas o dom de me fazer questionar as minhas opções e sempre quiseste e apoiaste o meu crescimento na carreira. Mas não sabias se querias ficar e, no teu vai e vem de meses sem dar sinal, fui eu que quase fui e não voltei. De vez em quando ainda apareces e conversamos, como se o tempo não tivesse passado. Hoje, que está tudo claro, sabe bem que possa ser assim, sem complicações. O resto do mundo já está complexo que chegue.


O quarto tu. Foste, ainda és, "O quase". A peça fora do puzzle que me atropelou tão depressa que nem te vi chegar e quando dei por mim já não havia muito a negar. No acaso de uns meses extra, em que devia ter estado na Alemanha, apareceste e mal eu sabia tudo o que se ia seguir.

And for some reason, I always felt a little more when I would hear you laugh.

Nunca um "até amanhã" me tinha custado tanto e feito querer largar tudo e ir onde fosses. Os planos da Dinamarca, um ano ou dois, e depois voltávamos. A Alemanha até, talvez. 

Fiz e fui contigo muitas escolhas que sempre jurei não fazer. Não é bom saber que, na tua história, fui só um erro que aconteceu. Só isto. Acreditava valer mais que isso para ti, mas passou quase um ano desde o silêncio que me pediste. Parece que não há muito a dizer depois disto.

If I ever decide to give up on you, you need to understand how much that took out of me.
I'm the type who gives endless chances, always has your back and truly accepts you for who you are.
When the rest of the world doesn't want you, I will.
So if I decided to give up on you, please understand that it took everything that was left inside of me to leave you alone.


E eu, que sou mais que estes desabafos de fim de dia de quem se põe a pensar com os seus botões, aqui vos deixo, aos tus. 

Noutro dia, quem sabe noutro lugar, talvez vos encontre e tenha outras histórias para contar. 

M

Comentários

Mensagens populares